ENCONTRO DE 26 DE OUTUBRO
ENCONTRO DE ARTE DIA 26 DE OUTUBROESSE ENCONTRO, O ÚLTIMO DE 2010, TEVE AS CARACTERISTICAS DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO ARTISTICA COMO SE FAZ EM SALA DE AULA.
NOS REUNIMOS EM GRUPOS DE 4 OU 5 PROFESSORES E CONFECCIONAMOS DOIS BONECOS, PARA TEATRO, A PARTIR DE MODELOS TRAZIDOS PELA COORDENADORA, UM DE JORNAL AMASSADO E OUTRO DE GARRAFAS PET. NOS ENVOLVEMOS E DIVERTIMOS TANTO PERSONALIZANDO-OS, QUE NEM VIMOS O TEMPO PASSAR.
ASSIM QUE OS MESMOS FICARAM PRONTOS A PROFESSORA MARLI MOSTROU-NOS E DEU-NOS SUGESTÕES DE COMO UTILIZÁ-LOS NO TEATRO DE BONECOS E PARA COMPLEMENTAR, ELA NOS MOSTROU, ATRAVÉS DO DATA SHOW, UM ESPETÁCULO MONTADO COM ELES. FINALIZANDO SEUS TRABALHOS PASSOU-NOS UMA MENSAGEM.
PARA ENCERRAR, FIZEMOS UMA AVALIAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO DESTE ANO COM SUGESTÕES PARA O PRÓXIMO ANO. LOGO APÓS NOS DESPEDIMOS DA PROFESSORA MARLI QUE GENTILMENTE DISPONIBILIZOU PARTE DO SEU TEMPO PARA COMPARTILHAR CONOSCO UM POUCO DA SUA BAGAGEM EM ARTE EDUCAÇÃO E PROPORCIONAR-NOS A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS.
Sônia Gabin/ 22 de novembro de 2010
ENCONTRO DE SETEMBRO 24.09.2010
AÇÃO DIDÁTICA
JOGO DRAMÁTICO
I TRÊS MINUTOS DE FAMA
1.Contextualizar o conteúdo apresentado para os alunos : o artista Andy Warhol como ícone dos anos 60 e da Cultura Pop e as questões que o artista abordou sobre o tema “democratização do consumo” . Relacionar com os produtos BBB, twitter ... a série Screen Tests de Warhol (assistir video)
2.“Eu sou o produto...” , em círculo cada aluno anuncia seu produto (objetos de consumo) e usando seus três minutos de fama, tenta vender sua imagem, ou seja, o produto que está representando.
3.A ação continua através da movimentação do grupo ao encontrar um produto que possa se relacionar com o seu, trocando idéias e sugerindo as vantagens de seu produto e até parcerias com o do colega.
4.A avaliação da atividade é um momento importante para diagnosticar quais os produtos que mais impressionaram e se destacaram no momento da ação ... quais os motivos???
II - AS CORES, O SONHO E O CONSUMO
1.Distribuir panos coloridos para os alunos.
2.Os grupos serão formados por signos, por idades, sexo, como quiserem.
3.Utilizarão os panos para representar o que quiserem, animais, sons, móveis.
4.A avaliação acontecerá quando o grupo se expressar, sobre a sensação de utilizar cores vibrantes em suas criações.
* Importante enfatizar que o grupo durante esta atividade, mostrou-se muito a vontade, com "olhos brilhando", acredito que pelo efeito das cores dos panos que estavam sendo utilizados.
III - A SOPA
Poesia de Sandra Peres
1.Todos os componentes da sopa que são citados na poesia, se colocarão dentro da panela se ingredientes, ou serão a panela aqueles que não servem para comer.
2.Também será livre a cada componente do grupo, se dar ou não significados, valores, aquilo que quiserem.
3.Esta atividade trabalha a expressão corporal, expressão oral, criatividade, disponibilidade e outros.
JOGO DRAMÁTICO
I TRÊS MINUTOS DE FAMA
1.Contextualizar o conteúdo apresentado para os alunos : o artista Andy Warhol como ícone dos anos 60 e da Cultura Pop e as questões que o artista abordou sobre o tema “democratização do consumo” . Relacionar com os produtos BBB, twitter ... a série Screen Tests de Warhol (assistir video)
2.“Eu sou o produto...” , em círculo cada aluno anuncia seu produto (objetos de consumo) e usando seus três minutos de fama, tenta vender sua imagem, ou seja, o produto que está representando.
3.A ação continua através da movimentação do grupo ao encontrar um produto que possa se relacionar com o seu, trocando idéias e sugerindo as vantagens de seu produto e até parcerias com o do colega.
4.A avaliação da atividade é um momento importante para diagnosticar quais os produtos que mais impressionaram e se destacaram no momento da ação ... quais os motivos???
II - AS CORES, O SONHO E O CONSUMO
1.Distribuir panos coloridos para os alunos.
2.Os grupos serão formados por signos, por idades, sexo, como quiserem.
3.Utilizarão os panos para representar o que quiserem, animais, sons, móveis.
4.A avaliação acontecerá quando o grupo se expressar, sobre a sensação de utilizar cores vibrantes em suas criações.
* Importante enfatizar que o grupo durante esta atividade, mostrou-se muito a vontade, com "olhos brilhando", acredito que pelo efeito das cores dos panos que estavam sendo utilizados.
III - A SOPA
Poesia de Sandra Peres
1.Todos os componentes da sopa que são citados na poesia, se colocarão dentro da panela se ingredientes, ou serão a panela aqueles que não servem para comer.
2.Também será livre a cada componente do grupo, se dar ou não significados, valores, aquilo que quiserem.
3.Esta atividade trabalha a expressão corporal, expressão oral, criatividade, disponibilidade e outros.
ENCONTRO DE AGOSTO
. Relatório do encontro de formação em arte do dia26/08/2010.
Nosso encontro nesta data foi na Brinquedoteca no prédio da FAED.
Primeiramente, nos encontramos no saguão e logo após subimos para o espaço maior, sem cadeiras mas com bastante visão para a natureza,para o verde, para o ar.
Neste espaço foi colocada a nossa disposição um rolo de fita crepe com o qual voluntárias foram delimitando um espaço que simbolizasse o magistério público municipal de Passo Fundo, espaço este no qual abriga a nós professores. Inicialmente foi formado um grande quadrado, mas que logo após o questionamento da professora Marli, com um instigante, “é assim mesmo que vocês querem; alguém gostaria de mudar alguma coisa?” este quadrado foi se transformando numa figura irregular e com alguns lugares interrompidos como se fossem “saídas” ou “entradas”.
Abriu-se a possibilidade para conversação e foi salientado a relação do espaço com o Magistério Público Municipal. Algumas colegas colocaram seu pensamento sobre a figura delineada e a seguir fomos para outra sala, agora com cadeiras, mas com menor visão da natureza.
Acomodadas em nossas cadeiras e classes recebemos papel e canetas hidrocor com as quais deveríamos escrever de uma forma artística nossos nomes.
(Neste momento eu perdi um pouco a sequência do encontro, pois nesta manhã acordei sentindo muita saudade de meu esposo falecido um pouco mais de um mês e como falei bastante sobre o assunto com colegas que souberam do ocorrido, não consegui mais conter as lágrimas e tive que ausentar-me por alguns instantes da sala).
Quando retornei, a ação proposta era de que, cada participante, um de cada vez, fosse até a sala onde fora criado o espaço com a fita crepe e colocasse a folha com o desenho de seu nome onde acreditava ser o seu espaço dentro do grupo de professores de arte no Magistério Público Municipal e retornassem a sala. Após todos realizarmos a tarefa, fomos convidados a, juntos, retornarmos ao local para apreciarmos as disposições dos nomes. Novamente a coordenadora perguntou-nos se achávamos que devia permanecer aquela disposição, se estava bom assim. Foi muito lindo e comovente o que aconteceu a seguir.
Em resposta a pergunta, a colega e minha amiga, Irani manifestou-se deslocando seu nome para perto do meu, para dar-me o apoio que eu estava precisando naquele dia e todos fizeram o mesmo e na sequência todos colocaram-se a minha volta direcionando-me boas energias. Aquela manifestação de solidariedade, carinho e amor ao próximo foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempos, foi algo tão lindo e gostoso como um abraço de mãe. Passado esse momento, cada um de nós fez seu comentário e em seguida voltamos para a sala onde a professora Marli pediu para que cada um de nós falássemos todos os nomes pelos quais somos chamados no nosso dia-a-dia e logo após todos falássemos em coro ao mesmo tempo esses nomes.
A seguir fizemos a leitura do texto “Eu Etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade que foi entregue no encontro anterior
Fizemos as combinações finais e tarefas para o próximo encontro, onde os grupos deverão apresentar ou propor algo para os colegas relacionado o conteúdo da aula do dia 30-06 sobre a peça didática e o teatro dialético de Berthold Brecht e as obras de Andy Warhol.
ENCONTRO DE JUNHO
Relatório encontro de 30.06.2010
1. Apresentação de colegas novos.
2. Dinâmica de aquecimento: andar pela sala, encontrando colegas, dando as mãos e dizendo “sou Irani professora de arte”.
3. Slides sobre Abordagens Pedagógicas do Teatro segundo Bertold Brecht , leitura que foi enviada por e-mail aos colegas, mas nem todos conseguiram ler.
4. Alguns colegas relataram rapidamente experiências do que vem desenvolvendo em sala de aula, ou em suas escolas.
5. Foram exibidos dois recortes de Bertold, “a Exceção e a Regra” e o “Analfabeto Político”, em função desses recortes, surgiram importantes reflexões analisando também nossa realidade e vendo onde estão os FOCOS.
6. Para o próximo encontro leitura das páginas 36 a 38 da revista bravo, dia 19 de julho.
http://bravonline.abril.com.br/conteudo/escola/sociologia-cultura-sociologia-arte-cultura-consumo-543453.shtml
Achei interessante também a entrevista com Andy Warhol
http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/entrevista-andy-warhol-1964-538584.shtml
ENCONTRO DE MAIO
Relatório do Encontro de Formação dia 25.05.2010
Componente: ARTE
As colegas que estiveram em Porto Alegre no último dia 20, relataram as experiências apresentadas na FIERGS, do Curso ARTE MAIS feito em 2009.
Apresentação do prof. IUSSEN (palestrante) e dos demais participantes do grupo.
Nas apresentações, alguns professores manifestaram opiniões sobre, completar carga horária com outros componentes ou projetos, onde poderiam desenvolver projetos relacionados a Arte na complementação de carga horária (Flauta, Teatro, Dança, etc)
Na avaliação: como mensurar sentimento? A difícil tarefa de avaliar em Arte;
Na escola, possibilidades de salas temáticas, itinerantes, mudar espaços para facilitar a vida de todos. Deixaríamos de incomodar os colegas que não entende o “barulho” que fazemos, a sujeira que fica na sala, os atrasos em trocar de período.
Tema de Hoje
VIVER TEATRO
- Dinâmica: em círculo, alongamento, relaxamento, rotação da cabeça, dos pés, catar piolho, caminhar ( som Zé Ramalho)
Lembrar que o “instrumento do ator é o corpo”
“o limite de atuação do ator é até aonde o corpo dele vai”
1- Comando Zero: (Estátua) caminhando em várias direções e ao comando Zero parar como está.
Personagem mais difícil: ser EU MESMO, se conhecer, quem sou, o que faço aqui, o que penso.
Parados, olhos fechados – O mundo está dominado; captura de todos os professores de Arte, levados a um campo de concentração em condições sub-humanas; sala vazia, somente chuveiros “de gás”; despir-se, 3 minutos antes de morrer; filme da minha vida; falar uma frase a “última”; quem estiver com o bastão fala para os demais, como se estivesse se despedindo, para alguém muito querido, amado por nós; lágrimas de alguns colegas; agradecimentos; pedidos de perdão; voltar-se para Deus; último abraço. Neste momento abrir os olhos e abraçar um ou mais colegas.
2- Som (Hamatiwan – Israel)
Em pé, duas colunas de frente, o comando é pelo olho (movimentos). Todos de olhos fechados, no momento que abrir, olha para a coluna oponente, olhar se encontrando, em silêncio, ir ao encontro trocar de lugar no outro lado, sem ficar de costas.
3- Encontro com voz de animal (sou o bicho que eu quiser)
4- Encontro com um toque no colega – ação e reação
5- Criar um personagem ou incorporar um personagem que você gostaria de interpretar (atriz, cantor, modelo, etc....)
6- Personagem agora com voz e movimento
7- Formar duplas e nomear – “nomes famosos” - fingir que o corpo do outro é um instrumento musical, sem voz, respiração.
8- Encerramento: Partilha : passa o bastão e cada um fala
Meu nome é ...........
Deixo................
Levo...............
O grupo gostou muito do trabalho de hoje, foi bem dinâmico, movimentado, profundo e deixou um entusiasmo generalizado.